Quem sou eu

Minha foto
Lagarto, Sergipe, Brazil
Somos estudantes de Letras da Faculdade José Augusto Vieira onde Cursamos o 3º período. Esse blog foi solicitado pela professora de Fundamentos tecnológicos da Educação, Cássia de Fátima. Nele serão postados conteúdos relacionados com o curso de letras. Buscamos interação com várias pessoas para trocarmos informações e experiências aprimorando sempre o nosso conhecimento. Desde já agradecemos-o pela visita, Volte Sempre!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

100 observações da Língua

100 OBSERVAÇÕES A RESPEITO DA NOSSA COMPLICADA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA
1 – Custas só se usa na linguagem jurídica para designar ‘despesas feitas no processo’. Portanto, devemos dizer: ” O filho vive à custa do pai“. No singular.
2 – Não existe a expressão à medida em que . Ou se usa à medida que correspondente a à proporção que, ou se usa na medida em que equivalente a tendo em vista que.
3 – O certo é a meu ver e não ao meu ver.
4 – A princípio significa inicialmente , antes de mais nada. Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem. Em princípio quer dizer em tese. Ex: Em princípio, todos concordaram com minha sugestão.

5 – À-toa, com hífen, é um adjetivo e significa “inútil”, “desprezível”. Ex: Esse rapaz é um sujeito à-toa . À toa, sem hífen, é uma locução adverbial e quer dizer “a esmo”, “inutilmente”. Ex: Andava à toa na vida.


Para continuar lendo clique aqui!



...


Nenhum comentário:

Postar um comentário